Regulamento VALORÃO Summer Cup - Junho de 2021

Torneio FEMININO


 

Leia atentamente ao regulamento exposto abaixo.

É de inteira responsabilidade sua a leitura e concordância com as regras. Só será permitida a inscrição da sua equipe com a confirmação desses termos.

1. Introdução

1. 1. Estas são as regras oficiais para o torneio feminino VALORÃO Summer Cup (VSC), um torneio online e semiprofissional de Valorant. Elas têm por finalidade manter o campeonato justo, contribuindo para um ambiente saudável para a competição.

1. 2. Estas regras podem ser alteradas, modificadas ou complementadas pela organização da VALORÃO a fim de assegurar partidas justas e a integridade do torneio.

 

2. Inscrição

2.1. A inscrição no torneio é gratuita e isenta de taxa, não sendo cobrado nenhum valor monetário ou favores em troca da participação.

2. 2. O site oficial para se inscrever é www.valorao.com, ficando vedado a qualquer outro site ou página repassar ou negociar inscrições ou cadastrar participantes para este campeonato sem autorização prévia da VALORÃO.

2. 3. Apenas equipes femininas poderão se inscrever no torneio, mediante o correto preenchimento do formulário.

2. 4. As equipes inscritas concordam com todas as regras aqui estabelecidas e consentem com todas as futuras deliberações impostas pela VALORÃO.

 

3. Regras

3. 1. As jogadoras inscritas no torneio não pode alterar o apelido dentro de jogo após a inscrição no torneio sem a anuência da organização.

3. 2. Jogadoras estão proibidas de usar qualquer programa nos computadores que possam prover qualquer tipo de assistência durante uma partida.

3. 3. O membro de uma equipe não pode usar linguagem obscena, chula, vulgar; proferir insultos, ameaças; praticar abusos, calúnia, difamação ou portar-se de qualquer maneira ofensiva ou repreensível. 

3. 4. Incitação ao ódio ou qualquer conduta discriminatória no campeonato e/ou nas mídias sociais é proibida.

3. 5. Não será tolerado abusar de oficiais do torneio, membros de equipe, ou membros da audiência.

3. 6. O membro de uma equipe não pode fazer apologia e/ou se envolver em qualquer atividade que seja considerada pela organização da Valorão como imoral, vergonhosa, ou contrária às normas convencionais de comportamento ético adequado.

3. 7. Todo e qualquer tipo de assédio é proibido. Ele pode ser definido como atos sistemáticos, hostis e repetidos que ocorrem durante um período considerado de tempo, que são destinados a isolar uma pessoa e/ou afetar a dignidade da pessoa.

3. 8. Membros das equipes não podem ofender a dignidade ou integridade de um país, pessoa ou um grupo de pessoas por meio de palavras ou atos de desprezo ou ações de raça, cor de pele, etnia, nação, origem social, gênero, língua, religião, opinião política, status financeiro, idade ou qualquer outro status de orientação sexual.

3. 9. Nenhum membro de uma equipe pode se recusar ou se negar a executar as instruções dos oficiais do torneio.

3. 10. Nenhum membro de uma equipe pode oferecer concordar, conspirar ou tentar influenciar o resultado de um jogo ou partida por qualquer meio que seja proibido pela lei ou por estas regras.

3. 11. Segundo a própria Riot Games, a classificação indicativa para o Valorant é de 14 anos. Devido à presença de temas como armas de fogo e violência, é de extrema importância que a jovem esteja preparada psicologicamente para poder lidar com esses assuntos.

3. 12. Toda e qualquer denúncia de violação das regras ou condições impostas por este regulamento devem ser corroboradas por provas contundentes - como capturas de tela, gravações ou qualquer outro meio de se fazer valer tal acusação.

 

4. Punições

4. 1. Essas decisões poderão ser tomadas pelos mediadores do confronto e/ou pelos demais funcionários da VALORÃO responsáveis pela gestão do torneio.

4. 2. A percepção, imediata ou posterior, de uma ou mais violações deste regulamento e das regras descritas neste regulamento podem resultar na desclassificação da equipe - sejam essas ações com intenções desonestas ou não.

4. 3. Qualquer pessoa envolvida ou com tentativa de envolvimento em qualquer ação que a VALORÃO acredite - a seu critério - que constitua uma vantagem desigual, estará sujeita a uma punição imposta devido a esses atos. 

4. 4. Em qualquer momento, a organização pode desclassificar, suspender ou banir qualquer equipe ou jogadora por não seguir as regras do torneio. Equipes ou jogadoras desclassificadas, suspensas ou banidas não possuem o direito de recorrer.

4. 5. A natureza e extensão das punições impostas obedecerão a critérios exclusivos e absolutos da VALORÃO.

4. 6. A VALORÃO terá todos os direitos de publicar e declarar que um membro da equipe foi penalizado. Qualquer membro da equipe ou time poderá ser citado nessas declarações.

 

5. Equipes e Substituições

5. 1. Cada equipe tem direito a duas (2) jogadoras reservas e uma treinadora. 

5. 2. A equipe registrada pode ser alterada até as 23h59 do dia 22 de Junho. Após isso, qualquer substituição que a equipe faça terá que receber o aval de um membro da organização para que a capitã possa efetuar a troca. 

5. 3. Uma mesma jogadora não pode estar inscrita em mais de uma equipe.

5. 4. Qualquer substituição feita sem o conhecimento da organização será considerada como violação do regulamento e o time estará passível de desclassificação.

 

6. Confrontos

6. 1. Para os confrontos da Fase Qualificatória, as capitãs/treinadoras serão as responsáveis pela criação e moderação do saguão de partida.

6. 2. As capitãs/treinadoras devem verificar a aptidão e regularidade de todas as jogadoras e confirmar que as configurações do saguão de partida seguem os padrões impostos pela VALORÃO. Qualquer irregularidade poderá resultar em possível anulação do confronto.

6. 3. Durante os confrontos, é de plena responsabilidade das jogadoras a manutenção e uso de seus próprios equipamentos. A VALORÃO não se responsabiliza caso ocorra a danificação de qualquer componente ou equipamento das jogadoras inscritas.

6. 4. A tolerância de atraso para a primeira partida é de 10 minutos após o horário estipulado pela organização. 

6. 5. Caso sejam ultrapassados os devidos minutos, a equipe lesada deve contatar um moderador para que ele possa avaliar a situação e deliberar sobre o prosseguimento do confronto.

6. 6. A organização pode, a seu critério, reordenar a programação das partidas de qualquer dia e/ou alterar a data de uma partida, até mesmo alterar a programação das partidas.

6. 7. Caso modificada qualquer programação de partidas, a organização informará as equipes sobre a alteração o mais rápido possível, através do meio que ela acreditar ser o mais eficiente.

 

7. Configuração do saguão de partida

7. 1. Para a criação da partida, as capitãs das equipes devem se certificar de configurar o saguão da seguinte forma:

7. 1. 1. O saguão deve ser fechado, contendo apenas as jogadoras inscritas pelas respectivas equipes.

7. 1. 2. A partida deve ser jogada no mapa redefinido pela organização e que poderá ser consultada a qualquer momento com um dos moderadores.

7. 1. 3. O servidor selecionado para hospedar a partida deve ser o São Paulo 1.

7. 1. 4. O modo de jogo para a partida a ser disputada deve ser Padrão.

7. 1. 5. As opções "Modo Torneio" e "Prorrogação" devem estar ligadas, enquanto o resto deve permanecer desligado.

7. 2. Os saguões de partida da Fase Qualificatória devem conter apenas as jogadoras e as treinadoras, sendo estritamente proibida a presença de observadores no confronto - a não ser que seja previamente avisado pela VALORÃO.

 

8. Pausas

8. 1. Caso haja uma falha técnica durante qualquer partida do campeonato, a capitã da equipe deverá informar tal falha aos moderadores do confronto (caso tenha) ou adversárias, assim sendo concedido uma pausa para a equipe lesada.

8. 2. O tempo de pausa concedido à equipe lesada é limitado a 10 minutos. Ultrapassado o tempo limite, ambas as equipes deverão entrar em contato com um dos moderadores do torneio imediatamente.

8. 3. Jogadoras e comissão técnica tem direito a duas (2) pausas táticas - uma no lado atacante e a outra no lado defensor. Essa pausa terá que ser informada aos moderadores do confronto (caso tenha) ou adversárias, para que seja validada.

8. 4. O tempo de pausa concedido à equipe requerente é limitado a 1 minuto, no máximo. Porém, caso seja de mútuo acordo, cada uma das equipes terão um tempo extendido de 2 minutos e 30 segundos.

 

9. Sistema de Vetos

9. 1. Para os confrontos válidos pela Fase Eliminatória, haverá um modelo para banimento e seleção dos seis (6) mapas disponíveis para o torneio: Ascent, Bind, Breeze, Haven, Icebox e Split.

9. 2. Os confrontos válidos pela Fase Eliminatória terão discriminação na determinação de quem terá a vantagem na escolha de mapas e lados, conforme informado abaixo.

9. 2. 1. Para ordenar as escolhas nos confrontos das Quartas de Final, será levada em consideração apenas a equipe com maior ranqueamento competitivo.

9. 2. 2. Para ordenar as escolhas nos confrontos da repescagem, será levado em consideração a equipe vinda direto do confronto das Invictas - ou a equipe com maior saldo de rodadas na Fase Eliminatória, quando aquela não for aplicável.

9. 2. 3. Para ordenar as escolhas nos confrontos das Invictas, será levada em consideração apenas a equipe com maior saldo de rodadas na Fase Eliminatória.

9. 3. Os confrontos, sejam no formato que for, terão como equipe melhor qualificada aquela que satisfizer as condições citadas acima. 

9. 4. Para exemplificar o processo, ela será a Equipe A, enquanto a equipe pior qualificada será a Equipe B.

9. 4. 1. Nos confrontos em formato Melhor de Um (Md1), a Equipe A bane 2 mapas e a Equipe B bane outros dois, logo em seguida. A Equipe A seleciona um dos dois mapas restantes e a Equipe B escolhe o lado em que começa jogando.

9. 3. 2. Nos confrontos em formato Melhor de Três (Md3), a Equipe B bane um (1) mapa e a Equipe A bane outro, logo em seguida. A Equipe A seleciona um mapa e a Equipe B escolhe o lado em que começa jogando. As partidas subsequentes tem essa ordem alternada.

9. 3. 3. Nos confrontos em formato Melhor de Cinco (Md5) sem vantagem para nenhuma das equipes, somente a Equipe A bane um (1) mapa. A Equipe B seleciona um mapa e a Equipe A escolhe o lado em que começa jogando. As partidas subsequentes tem essa ordem alternada.

10. Resultados

10. 1. Se tudo estiver de acordo e a partida tiver seu prosseguimento normal, será necessário que ambas as capitãs capturem a tela com o resultado da partida e o placar ao final do confronto.

10. 2. A captura do placar, organizado por equipe, deve ser enviado para a organização do torneio através do Discord e do grupo no aplicativo de mensagens WhatsApp.

 

11. Fase Qualificatória

11. 1. O torneio começa com a Fase Qualificatória, onde as 64 equipes inscritas no torneio são colocadas em um chaveamento predeterminado e jogarão em formato de Melhor de Um (Md1) até restarem apenas 8 equipes. Todos os confrontos serão realizados no mesmo dia (23/06) e os jogos começam às 19h, terminando às 00h.

12. Fase Eliminatória

12. 1. Com os resultados da Fase Qualificatória, será dado prosseguimento às Quartas de Final, que iniciarão o processo de eliminação dupla (repescagem). Os jogos serão no formato Melhor de Um (Md1) e acontecerão no sábado (26/06), a partir das 12h. Aqui será definido quem seguirá para as Semifinais das Invictas e quais equipes irão compor a Repescagem das Quartas de Final.

12. 2. A Repescagem das Quartas de Final também será realizada no sábado (26/06) e em formato de Melhor de Um, logo após os confrontos de Quartas de Final. Aqui serão definidas as 7ª e 8ª colocadas e quem seguirá para a Repescagem das Semifinais.

12. 3. As Semifinais das Invictas serão em formato de Melhor de Três (Md3) e acontecerão no domingo (27/06), a partir das 12h. Aqui será definido quem segue para a Final das Invictas e quais equipes irão compor a Repescagem das Semifinais.

12. 4. A Repescagem das Semifinais (parte I) será em formato Melhor de Três e acontecerão na quarta feira (30/06), a partir das 19h. Aqui serão definidas as 5ª e 6ª colocadas e quem seguirá para a segunda parte da Repescagem das Semifinais.

12. 5. A Repescagem das Semifinais (parte II) será em formato de Melhor de Cinco (Md5) e acontecerá na quinta feira (01/07), a partir das 19h. Aqui será definida a 4ª colocada e quem seguirá para a Final da Repescagem.

12. 6. A Final das Invictas será em formato Melhor de Cinco (Md5) e acontecerá na sexta feira (02/07), a partir das 19h.

12. 7. A Final da Repescagem também será em formato Melhor de Cinco (Md5) e acontecerá no sábado (03/07), a partir das 12h e definirá tanto a 3ª colocada como quem disputará a Grande Final.

12. 8. A Grande Final será em formato Melhor de Cinco (Md5) e será no domingo (04/07), a partir das 12h.

 

13. Premiação

13. 1. A premiação total do torneio é de R$10.000,00 e será dividida entre as quatro melhores equipes do torneio da seguinte forma: cinco mil reais (R$5.000,00) para a 1ª colocada, dois mil e quinhentos reais (R$2.500,00) para a 2ª colocada, mil e quinhentos reais (R$1.500,00) para a 3ª colocada e mil reais (R$1.000,00) para a 4ª colocada.

13. 2. Para poder receber o prêmio, a equipe precisa estar devidamente registrada no torneio e não pode ter violado nenhuma das diretrizes aqui expostas. 

13. 3. O prazo estimado para a transferência é de até noventa (90) dias após a Grande Final e o valor está sujeito a taxas.

14. Transmissão
14. 1.    A transmissão oficial do evento será feita através do canal oficial da VALORÃO na plataforma Twitch e Youtube.
14. 2.    As transmissões dos jogos acontecerão nos dias 26, 27 e 30 de Junho; e nos dias 01, 02, 03 e 04 de Julho.
14. 3.    Toda e qualquer transmissão paralela produzida por indivíduo ou organização deve receber anuência para tal. Qualquer violação é passível de punição.
14. 4.    Se permitida, a transmissão paralela deve seguir as ordens abaixo.
   14. 4. 1. Introduzir o atraso padrão de cento e oitenta (180) segundos na transmissão.
   14. 4. 2. Introduzir um comando no canal, que remeta à organização do evento. Seja para o site oficial <https://www.valorao.com> ou transmissão oficial <https://www.twitch.tv/valoraocup>.
   14. 4. 3. Deve conter o logotipo da organização na sobreposição de tela, respeitando o valor mínimo de resolução: 256x256 px.
   14. 4. 4. Não poderá conter qualquer tipo de violação do item 3.